domingo, 12 de fevereiro de 2012

Santa Paula Elizabete Cerioli


Hoje a história de Santa Paula Elizabete Cerioli. Ela é fundadora das congregações da Sagrada Família. Estão presentes em nossa diocese nas paróquias Nossa Senhora Aparecida (Jandira) e Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças (Itapevi) .

Nasceu em Soncino (Itália) em 1816, de família nobre. Tinha o desejo de tornar-se freira, mas por obediência à sua família, deixou o convento para casar-se. Aos 19 anos se casa com o nobre Conde Caetano Busecchi Tassis, de 58 anos. Desta matrimônio nascem 4 filhos, porém só o Carlos viverá até os 16 anos. No ano de 1854 morrem o filho e o esposo. Neste momento a sua vida é marcada pela solidão, tendo apenas Deus em seu coração. A partir de um grande processo de discernimento e contemplando Maria aos pés da cruz, entende o valor da maternidade espiritual, relembrando as palavras do filho Carlos no momento de sua morte: “Mãe, não chore, o Senhor lhe dará muitos outros filhos”. 

Ela mãe sem filhos, acolherá em seu palácio os filhos sem mãe e sem esperança de futuro. Consagra-se totalmente a Deus, dando inicio ás Irmãs da Sagrada Família em 1857, depois, para cuidar dos meninos, funda os Padres e irmãos da Sagrada Família de Bérgamo em 1863. No ano de 1997, nasce, pela ação do Espírito Santo, em Minas Gerais – Brasil, as Irmãs da Sagrada Família de Montes Claros. 

Irmã Paula Elizabete Cerioli morre nas vésperas do natal de 1865, aos 49 anos. Mas, os seus religiosos e religiosas continuam até hoje, espalhados pelo mundo, na Itália, Suíça, Brasil e Moçambique, na missão de evangelizar através da educação, sendo anjos de esperança possibilitando uma nova criação a todos e fazendo do mundo uma só Família de Deus.



Pensamento:

“Olhai a Sagrada Família, ela vos sirva de estimulo e vos instrua.”(Santa Paula Elizabete Cerioli)

Nenhum comentário:

Postar um comentário